segunda-feira, 3 de março de 2014

Munique.

















Vamos lá parar com o mood geral de fevereiro, chuvoso e tempestuoso, massador e ameaçador. Desgastante, enervante e desesperante. 

Fevereiro foi tudo isso e mais ainda, em mau. Mas, e há sempre este mas, que nos salva. Fevereiro teve festa de 13 anos juntos. Encaixada a festa numa viagem de trabalho, roubei um dia e meia para o namoro e para palmilhar esta cidade que já conhecia, mas não de mãos dadas e com olhar descontraído, que sabe a férias.

Munique não é a cidade turística. Não é um destino imediato, daqueles que nos aparece sem procurar, mas é uma cidade deliciosa para um fim de semana. A cidade já me conhecia. Faz-se ali uma feira que anualmente participo. Mas normalmente encontro uma Munique vestida de branco e com temperaturas negativas de dois dígitos. A neve e o frio quase insuportáveis para gente de sul pouco habituada a "layers" de camisolas, e a logísticas de sítios de neve, nunca me permitiu aproveitar a cidade, nessas visitas anteriores.

Desta vez levei o marido, e ele tratou de explorar a cidade por mim, sozinho, enquanto eu trabalhava, e depois mostrou-me a "sua" munique, no meu tempo livre. Os alemães roubaram-nos o sol, e enquanto chovia em Portugal, nós andámos quase em mangas de camisa, a desfrutar a cidade e a esplanar nos parques.

Munique pertence à Baviera, uma das zonas mais ricas da Alemanha. E nota-se. A cidade é relativamente pequena e os seus highlights são a aldeia olímpica (que paraíso) e o museu da BMW, a Marien Platz e os arredores. A rede de metro é perfeita. Deslocar-se na cidade é muito fácil. Há muitos espaços verdes (que antes eu não via, porque estava tudo branco), há muitas lojas, muitas mesmo - visitem a Maximilianstrasse e cortem os pulsos, um mercado de rua maravilhoso Viktualenmarkt (cheio cheio cheio de pessoas, de comidas, de bebidas), restaurantes fabulosos, super trendy, com gente, muita gente, cafés daqueles que se vai para se ficar… seria uma boa cidade para se viver.

Voltaremos novamente, em trabalho certamente e em passeio, para a mostrar ao João.

Auf wiedersehen.

Sem comentários:

Enviar um comentário